quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Verificando motorzinho de água do parabrisa.

Pessoal vamos lá trabalhando agora.
Outro dia fui verificar o limpador traseiro e na hora de jogar água nada da água chegar ao destino,

ai resolvi pesquisar e verificar o que estava acontecendo, tirei algumas fotos e vou explicar aqui onde
fica o motor ou bomba d´agua e detalhar alguns passos.
Bom trata-se de um peugeot soleil 2003, existe apenas um motor que fica do lado do passageiro bem perto do pneu.
Antes de mais nada deixei o carro em um local nivelado, usei sempre ferramentas adequadas, levantei o carro no lado do pneu do passageiro frente, retirei a roda, e tirei o acabamento da caixa de roda.
Repare nas fotos como ritei os pinos que travam o acabamento e os parafusos!

 Para tirar os pinos são duas etapas, primeiro você puxa a cabeça do pino um pouco para destravar a base, depois você pega na base e puxa ai o pino sai todo na sua mão, caso contrário vai quebrar o pino.

Feito isso, localizei a pequena bomba d`agua, fica bem próximo do parachoque, veja a foto da localização exata baixo:
Ele está bam abaixo é esse preto e verde.

Tem apenas um motor com duas saídas e um conjunto de mana que joga água no para-brisa e no vitro
traseiro, tirei o motor e testei na bateria o motor estava muito bem, então olhei o esquema que o amigo
sabertooth me passou do manual que pode ser baixado no link:
MANUAL DE DESMONTAGEM DO PEUGEOT 206 na página 450 e resolvi verificar as mangueiras.
Vejam as fotos abaixo onde passam as mangueiras que conduzem a água até os destinos corretos:


A primeira imagem ao é da coluna lado passageiro frente a segunda foto parte cima passageiro frente a mangueira passa bem próximo ao suporte que chamamos com muito carinho de (PQP) e a terceira foto é a parte traseira passageiro.
Muito cuidado ao tirar os acabamentos para não quebrar as brassadeiras ou correr o risco por exemplo do fio laranja que é do tensor do cinto de segurança soltar e vai aparecer no painel o alerta do airbag mesmo que seu carro não tenha airbag como o meu carro não tem.
Existe uma conexão da mangueira até a saída de água na parte traseira veja na foto abaixo:

O que eu fiz para testar a mangueira foi, retirei essa conexão, peguei um compressor que tenho pequeno, coloquei o gatilho correto e na ponta de entrada de água da mangueira injetei ar e fui observar na saída se o ar estava saindo.
Logo não saiu nada ai resolvi desmontar todo o caminho da mangueira deste ponto da conexão até a frente.
Descobri que o carinhoso PQP do passageiro traseiro estava apertando a mangueira e impedia a água de chegar na saída, logo posicionei a mangueira no local correto e com muita calma fui fazendo testes.
Ou seja fui montando o acabamento interno e testando aos poucos até que consegui resolver esse pequeno problema.
Veja baixo imagens de como tirei o PQP e localização:

Assim resolvi o problema de vez, algumas dicas:
Usar um compressor de ar para localizar o problema vai adiantar seu trabalho.
Desmontar o acabamento da caixa de rodas com muita calma vai lhe poupar arranhões.

Com a caixa de rodas limpa é melhor de mexer.
Uma boa iluminação ajuda muito.
Se você vai tentar mexer em seu carro basendo-se nesse artigo leia por favor com atenção:
Apresentação desse blog antes de iniciar.



Agradecimentos:
http://www.clubepeugeot.com
em especial sabertooth que rapidamente respondeu o tópico que foi de muita ajuda, as pessoas que estão lendo até o final meus agradecimentos e a promessa de mais conteúdo daqui uns dias, vem por ai como troquei o sensor de pressão da direção hidráulica, como troquei as velas do meu peugeot 206 entre outros...
Abraços e até....

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Ferramentas!

Bom pessoal a minha primeira dica vai ser referente as ferramentas, vamos adiantar esse negócio de fazer gambiarra para sacar um rolamento ou até mesmo para regular algum parafuso não dá pra fazer no carro.
As vezes a ferramenta custa muito pouco e você tá lá com a maldita gambiarra que depois pode lhe custar uma fortuna o reparo que seria uma coisa simples e barata.
Pois bem sempre que forem realizar tarefas sugiro que antes verifique o que vai precisar e se não tem a ferramenta certa liste ela em uma folha e vá comprar antes, quer um exemplo?
Trocar as velas, é um processo relativamente simples mas se você não tem a chave para retirar as velas do seu peugeot 206 então primeira coisa é ir em uma loja especializada e comprar, a loja especializada tem catálogos e quando você falar o modelo e ano co seu carro eles certamente irão saber qual a ferramenta usar, no meu caso ainda levei a vela nova para certificar na hora que era a chave correta.
Outra dica, compre os cavaletes eu não os tinha e achava que trocar o óleo do carro seria impossível em casa, devido a ter que levantar o carro, comprei os cavaletes e agora vejo o tanto de dinheiro que gastei em trocas de óleo, devo recuperar o valor do investimento na terceira troca de óleo que eu fizer em casa.

Os cavaletes custam cerca de R$ 40,00 e R$ 50,00 reais cada e agente pode dar aquela olhada por baixo do carro sempre que quiser, ao lado a foto dos cavaletes.
Assim como o cavalete é importante as outras ferramentas são, limpe elas após o uso, se for necessário uma manutenção de uma verificada antes de usar a ferramenta, já sofri muito com alicate sem corte, chave de fenda sem ponta, alicate de pressão sem lubrificação mas hoje em dia eu ando sempre à frente disso, procuro manter a ordem e a segurança.

Quando uma ferramenta apresenta problemas o mais correto é troca-lá o quando antes, portanto mantenha um caderno ou uma lista de ferramentas e sempre que sentir que aquela ferramenta está com desgaste ou apresentando outro problema coloque na lista para comprar, garanto que não vai se arrepender.
Por hoje é só pessoal, em breve teremos mais conteúdo e fotos aguardem.

Grande abraço para todos.
Luciano

domingo, 4 de dezembro de 2011

Apresentação!

Olá pessoal, bem vindos ao blog do Meu Peugeot 206, meu nome é Luciano moro em Belo Horizonte MG, tenho 32 anos e troquei meu corsa 1997 em um Peugeot 206 2004/2004 Soleil.
Como não tinha muita grana o peguei com alguns defeitos e algumas peças até faltando, pois meu mecânico avaliou todo carro e falow que o carro estava muito bom, só o que teria de gastar nele ainda valia apena a troca.
O Blog resolvi criar pois existe muito mito aqui na cidade com relação a carro Francês e se compararmos o 206 com os carros como palio, corsa, uno, ka entre outros é até covardia, muitas coisas no carro é sem comentários quando se comparado com os que citei, mas isso tudo tem um preço e é baseado nesses mitos e fatos que irei relatar aqui tudo o que faço no meu Peugeot 206 que qualquer pessoa pode fazer é claro se tiver vontade no seu carro.
Mão de obra é uma coisa que se cobra mais cara quando você chega com um carro francês na oficina, isso também tem muita coisa do mito, bom espero que gostem dos materiais que irei postando com o tempo aqui, já tenho muitas fotos preciso apenas de ordenar e publicar aqui.
Antes de tudo quero deixar bem claro algumas coisas:
1° Não sou mecânico.
2° Não recomendo a ninguém que faça algo no seu carro só porque viu algum material aqui.
3° Se você fizer é tudo de sua responsabilidade, caso tenha dúvidas leia a 2°.
4° Se você tem dinheiro pague algum profissional da área e não invente nada, caso faça algo errado isso pode piorar as coisas e o reparo vai ficar ainda mais caro e demorado.
5° Não tenho obrigação de responder as dúvidas se existirem.

Estou apenas me precavendo de qualquer ação que possa acontecer.
Grande abraço a todos.




Att--
Luciano