quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Verificando motorzinho de água do parabrisa.

Pessoal vamos lá trabalhando agora.
Outro dia fui verificar o limpador traseiro e na hora de jogar água nada da água chegar ao destino,

ai resolvi pesquisar e verificar o que estava acontecendo, tirei algumas fotos e vou explicar aqui onde
fica o motor ou bomba d´agua e detalhar alguns passos.
Bom trata-se de um peugeot soleil 2003, existe apenas um motor que fica do lado do passageiro bem perto do pneu.
Antes de mais nada deixei o carro em um local nivelado, usei sempre ferramentas adequadas, levantei o carro no lado do pneu do passageiro frente, retirei a roda, e tirei o acabamento da caixa de roda.
Repare nas fotos como ritei os pinos que travam o acabamento e os parafusos!

 Para tirar os pinos são duas etapas, primeiro você puxa a cabeça do pino um pouco para destravar a base, depois você pega na base e puxa ai o pino sai todo na sua mão, caso contrário vai quebrar o pino.

Feito isso, localizei a pequena bomba d`agua, fica bem próximo do parachoque, veja a foto da localização exata baixo:
Ele está bam abaixo é esse preto e verde.

Tem apenas um motor com duas saídas e um conjunto de mana que joga água no para-brisa e no vitro
traseiro, tirei o motor e testei na bateria o motor estava muito bem, então olhei o esquema que o amigo
sabertooth me passou do manual que pode ser baixado no link:
MANUAL DE DESMONTAGEM DO PEUGEOT 206 na página 450 e resolvi verificar as mangueiras.
Vejam as fotos abaixo onde passam as mangueiras que conduzem a água até os destinos corretos:


A primeira imagem ao é da coluna lado passageiro frente a segunda foto parte cima passageiro frente a mangueira passa bem próximo ao suporte que chamamos com muito carinho de (PQP) e a terceira foto é a parte traseira passageiro.
Muito cuidado ao tirar os acabamentos para não quebrar as brassadeiras ou correr o risco por exemplo do fio laranja que é do tensor do cinto de segurança soltar e vai aparecer no painel o alerta do airbag mesmo que seu carro não tenha airbag como o meu carro não tem.
Existe uma conexão da mangueira até a saída de água na parte traseira veja na foto abaixo:

O que eu fiz para testar a mangueira foi, retirei essa conexão, peguei um compressor que tenho pequeno, coloquei o gatilho correto e na ponta de entrada de água da mangueira injetei ar e fui observar na saída se o ar estava saindo.
Logo não saiu nada ai resolvi desmontar todo o caminho da mangueira deste ponto da conexão até a frente.
Descobri que o carinhoso PQP do passageiro traseiro estava apertando a mangueira e impedia a água de chegar na saída, logo posicionei a mangueira no local correto e com muita calma fui fazendo testes.
Ou seja fui montando o acabamento interno e testando aos poucos até que consegui resolver esse pequeno problema.
Veja baixo imagens de como tirei o PQP e localização:

Assim resolvi o problema de vez, algumas dicas:
Usar um compressor de ar para localizar o problema vai adiantar seu trabalho.
Desmontar o acabamento da caixa de rodas com muita calma vai lhe poupar arranhões.

Com a caixa de rodas limpa é melhor de mexer.
Uma boa iluminação ajuda muito.
Se você vai tentar mexer em seu carro basendo-se nesse artigo leia por favor com atenção:
Apresentação desse blog antes de iniciar.



Agradecimentos:
http://www.clubepeugeot.com
em especial sabertooth que rapidamente respondeu o tópico que foi de muita ajuda, as pessoas que estão lendo até o final meus agradecimentos e a promessa de mais conteúdo daqui uns dias, vem por ai como troquei o sensor de pressão da direção hidráulica, como troquei as velas do meu peugeot 206 entre outros...
Abraços e até....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos comentários serão avaliados antes de serem publicados.